quarta-feira, 3 de julho de 2013

Grande homem, grande mulher!

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gálatas 2. 20.

Às vezes, ouvimos dizer, que alguém é um grande homem ou uma grande mulher. Me pergunto: O que faz um homem e uma mulher serem grandes? Sir Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, primeiro-ministro britânico por duas vezes (1940-1945 e 1951-55), disse que "todas as grandes coisas são simples, e muitas podem ser expressas em palavras simples: liberdade, justiça, honra, dever, misericórdia, esperança." Considerando esse pensamento, concluo, que são grandes as pessoas que fazem grandes coisas, ou seja, prezam a liberdade, a justiça, a honra, o dever, a misericórdia e a esperança. Gostaria muito que a grande maioria da humanidade, uma vez que a totalidade seria impossível, tivesse a mesma visão de Churchill e por ela direcionasse seus atos. Ah! Que mundo maravilhoso teríamos! Homens, livres do mal, amantes da liberdade, da justiça e da honra, seriam cumpridores dos seus deveres. A misericórdia seria o critério para as relações humanas. A esperança moveria o mundo. Ah! Utopia, doce utopia! Estamos tão longe dessa quimera. Mas, ainda é possível sonhar, crer na conversão dos homens, pois, apenas com a conversão humana será possível que estes valores estejam agregados à sociedade. Apenas, os homens e mulheres que se cansaram do mal, desejarão uma mudança radical de vida, possível somente com uma conversão operada através do Espírito Santo pela fé, em Jesus Cristo de Nazaré. Estes valores são valores eternos, valores do Reino de Deus, longe da realidade humana, capazes de serem agregados ao dia-a-dia, unicamente pela ação do Espírito Santo em nossos corações. O apóstolo Paulo, após sua conversão disse: "vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gl 2.20). Antes, um perseguidor da Igreja, depois, um mártir do Evangelho. Quem de fato se converteu a Cristo,  ama a liberdade, a justiça, a honra, o dever, a misericórdia e a esperança acima de tudo. Um conhecido meu de Penápolis, SP, uma vez me disse:  o mundo só não está pior por causa dos cristãos sinceros. Concordo, mas acrescento: o mundo só não está melhor por falta de homens e mulheres convertidos de coração a Cristo, sinceramente. Talvez, haja muitos cristãos nominais, que de cristãos só têm o nome, não primam por estes valores, até ao contrário, vivem em não conformidade com eles. Poderiam ser chamados de religiosos do cristianismo, mas não discípulos de Jesus Cristo. Um seguidor de Jesus, chamado cristão, tem que ser um convertido de fato, um discípulo que faz o que ensinou o Mestre, como uma grande mulher da qual nos despedimos ontem, uma cristã sincera e exemplar, Moralina Paulista Silva (89). Louvamos a Deus por sua vida, tão querida, tão preciosa, que demonstrou amor e carinho até seus momentos finais. Viverá para sempre em nossos corações.

Texto publicado hoje, no Jornal de Assis, SP.

Obrigada, Senhor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário