quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A felicidade em pauta!!!

"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10:27.

O homem vive buscando a felicidade. Mas, surge uma grande pergunta: o que é felicidade? A felicidade é difícil de ser conceituada porque cada pessoa tem a sua definição. Jonathas Haidt, escritor estadunidense, professor-assistente de psicologia na University of Virginia, no seu livro The happiness hypothesis (A Hipótese da Felicidade), propõe que a Felicidade é igual: Ponto Base + Condições Externas + Atividades Voluntárias. O Ponto Base é a nossa origem, carga genética, o conjunto de genes que determinam o quanto uma pessoa pode ser feliz e superar as situações difíceis; corresponde a 50% da fórmula. As condições externas são: riqueza, pobreza, doença, saúde, beleza, por exemplo e quantificam 10%.  As atividades voluntárias da equação correspondem aos restantes 40% e representam o estilo de vida que as pessoas levam, a maneira como elas interpretam a sua existência . Considerando essa teoria como verdadeira, não é difícil descobrir porque as pessoas são tão infelizes, pois o que menos fazemos é serviço voluntário. Na sociedade moderna, especialmente onde o sistema econômico é o capitalismo, as pessoas estão focadas nas condições externas; colocam a felicidade nos bens materiais, na aparência, na superficialidade. O egoísmo, a individualidade, são marcas registradas desse sistema maldito. Penso, que, apenas em uma sociedade cristã genuína, essa quantificação seria possível. Um cristão sincero, com o amor de Deus em seu coração, está mais capacitado para se auto doar em atividades voluntárias, porque a premissa do cristianismo é o amor ao próximo. Martinho Lutero disse: "Um cristão não vive em si mesmo, mas em Cristo e no próximo; caso contrário, ele não é cristão". Tenho dito que a religião cristã é a melhor religião do mundo. Do que conheço das outras, ela em tudo supera. Essa teoria de Haidt comprova meu pensamento. O cristão é motivado pelo evangelho à auto-doação. Jesus, diversas vezes, ensinou isso. Ele é o nosso exemplo maior, como o apóstolo Paulo falou nos versículos 5 a 8 do capítulo 2 na sua carta aos Filipenses: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." A teoria de Haidt também pode ser confirmada na direção que  alguns psiquiatras dão às pessoas com depressão, eles as aconselham a fazerem atividades voluntárias em asilos, creches, demais entidades assistenciais, visando a cura. Após, essas considerações, podemos dizer, sem alguma sombra de dúvida, que ser cristão nos dá felicidade. Oro, para o Espírito Santo nos ajudar a sermos discípulos de Jesus, sinceros, cumpridores do seu mandamento: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27); não frios religiosos, sem o caráter do Cristo. Ajuda, Senhor!!! 

Texto publicado hoje no Jornal de Assis.

Obrigada Senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário